quinta-feira, 24 de março de 2011

As apresentações dos projetos - escolha as suas!

Amanhã teremos a nossa aguardada II Mostra de Ciências do Colégio Oshiman! Todos parecem estar muito animados, empolgados e acima de tudo, envolvidos! Assim, baseado nos relatos dos blogs e em algumas conversas em sala de aula com o 6º ano, pensei em dar uma ideia a todos sobre os temas de cada trabalho abaixo:

Sala 1 (2º ano) - Física
Ar
6º - Audrey, Yukari, Bruna Liu
Esse grupo tem alguns experimentos bem interessantes sobre as propriedades do ar. Alguns são tão diferentes que parecem mágica.

Fluidos não newtonianos
6ª - Ricardo, Renan, Flávio, Victor Kim
Esse grupo com tema de nome complicado tem muitos experimentos interessantes sobre o comportamento de líquidos que se comportam como sólidos dependendo da situação. Segundo eles próprios, eles "criaram vida!".

Forças magnéticas
6ª - Mai, Ana, Gabi, Júlia
O trabalho com forças magnéticas é sempre muito interessante e esse grupo não é diferente. Está apresentando sobre as forças magnéticas e tem dois experimentos muito legais.

Propagação de calor
6ª - Pedro Choi, Luiz Guilherme
Aguardem alguns experimentos com fogo (uma vela, na verdade) e uma apresentação quente.


Sala 2 (2º ano) - Insetos  
Bicho da seda
6ª - Jun, Eiki, Maruyama, Luccas
Com animais reais, o grupo do bicho da seda vai falar sobre a sua cruzada para criar esses animais, com todas as dificuldades que isso envolve e tudo mais que for relacionado à produção desse tecido tão valorizado desde tempos mais antigos.

O que acontece dentro de um formigueiro?
6ª - Antonácio, Danilo, Milton, Keizo
Trazendo um formigueiro de verdade, esse grupo apresentará sobre aquilo que sabemos que existimos, mas raramente temos a oportunidade de ver: Como é um formigueiro por dentro com maquetes e diagramas.

Formigas
7ª - Hekthor, Emerson, Victor, André
Este grupo fará uma apresentação sobre formigas também. Será interessante ver que informações diferentes são apresentadas.

Sala 3 (Biblioteca) - Corpo Humano
Paladar
6ª - Lissa, Amanda, Felipe
Que parte do corpo humano você espera ver numa apresentação dessas? Uma língua certo? Bem, no estande do Paladar, você não se decepcionará e verá uma enorme língua, além de um experimento muito gostoso! Nham!

Tatuagem e doenças
7ª - MP, Luiza, Renan, Julia

Com direito a uma visita à Galeria do Rock, esse grupo mergulhou no estranho mundo das tatuagens, investigando qual seria a relação entre as tatuagens e doenças e como é este mundo tão diferente!

McDonald's e obesidade
7ª - Kaori, Karen, Bia
Inspirado no filme documentário "Supersize me - A dieta do palhaço", este grupo usou a si mesmo como cobaias do seu estudo e fez uma entrevista muito interessante.

Sala 4 (4º ano) - Ciências da Terra e Botânica

Solo
6º - Amanda, Bruninha, Larissa
Esse grupo encarou o desafio de falar sobre um tema que aparentemente difícil: Solo. E fizeram bonito: prepararam alguns experimentos muito interessantes que descrevem e fazem com que a gente entenda melhor o chão onde pisamos.

Tornados, furacões, ciclones e tufões
6º - Shoutaro, Amon, Emerson, Iugo

Qual a diferença entre tornado e furacão? E entre tufão e furacão? Será que você consegue dizer? Se não souber, não se preocupe! Esse grupo de estreantes da mostra esclarecerá tudo para você!


Influência da música no crescimento de plantas
8ª - Caio, Marvin, Eric
Já ouviu falar que música ajuda no crescimento das plantas? Pois então, esse grupo resolveu tirar isso a limpo e colocou os feijões para ouvir Heavy Metal e Beatles. E aí, você consegue prever qual foi o resultado?

Sala 5 (5º ano) - Astronomia e Meio Ambiente
Sistema solar
6º - Enzo, Brian, Getúlio, Caio
Com uma maquete de planetas, esse grupo que começou em total desarmonia em pouco tempo aprendeu a trabalhar em conjunto e apresentará sobre o nosso sistema solar.

Big Bang
6º - Vinícius, Leo, Jai, Lucas
Não, não é sobre filmes de faroeste e sim sobre a teoria da grande explosão que teria originado o universo. Certamente, uma apresentação bombástica!

Poluição
7ª - Eichi, Leopoldo, Nicolas, Yuuki
Contando com alguns experimento muito interessantes, esse grupo realizou uma extensa pesquisa sobre a poluição, particularmente a poluição do ar.

Sala 6 (Laboratório) - Química e Comportamento Animal
Coca Cola com menthos
6ª - Karol, Geovanna, Erika
Você certamente já ouviu falar da incrível reação que acontece quando se coloca balas menthos em coca-cola. E foi isso que esse grupo foi investigar. E elas fizeram uma descoberta que você poderá conferir no estande do grupo.

Animais pensam?
7ª - Carol, Pati, Ester
A partir de uma pergunta intrigante, esse grupo foi investigar se os animais pensam ou não.

Ciência nas mágicas
8ª - Keizo, Pedro
Quebrando o código dos mágicos, esse grupo foi investigar qual a Ciência que existe por trás das mágicas. Certamente será interessante ver qual a relação entre as duas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário