segunda-feira, 14 de março de 2011

Fazendo uma boa entrevista

Um dos recursos mais interessantes em um projeto de pesquisa é a entrevista. Seja ela feita com pessoas especialistas da área de estudo para se ter informações , seja feita com pessoas comuns para se saber o conhecimento geral ou opinião sobre um certo assunto, uma boa entrevista começa pelo seu planejamento. É importante que o entrevistador saiba o máximo possível sobre o assunto a ser discutido ou pesquisado, para que possa ter boas discussões com seus entrevistados. Assim, estudar sobre o assunto e elaborar um roteiro do que vai ser dicutido é muito importante. Igualmente importante é, durante a entrevista, prestar muita atenção nas respostas do seu entrevistado. Fazendo-se isso, pode-se interromper o entrevistado ou usar o que o entrevistado respondeu para discutir sobre algo mais interessante e que não estava previsto no roteiro.

Terminada a entrevista, agradeça e se for um entrevistado que dedicou mais tempo a responder suas perguntas, anote os contatos dele e pergunte se ele tem interesse em saber como ficaria a pesquisa final. Dar um retorno para seus entrevistados e pessoas que o ajudaram é extremamente importante e mostra que você não apenas está agradecido, mas que também está divulgando e utilizando de verdade aquela entrevista. Dar o endereço do seu blog, por exemplo, pode ser uma boa ideia.

Entrevista dá um pouco mais de trabalho para planejar e fazer, mas certamente compensa. Um trabalho que contém recursos diferentes dos usuais está sempre trazendo algo a mais para seu público e mostra o empenho que os pesquisadores tiveram em seu projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário