quarta-feira, 2 de março de 2011

Plágio! Fuja dele!!!

Você alguma vez já se sentiu mal porque alguém falou mais alto o que você tinha falado antes e/ou essa pessoa recebe o reconhecimento por algo que ela ouviu de você? É horrível isso né? Às vezes na classe a gente é o primeiro a pensar em algo, fica falando e aí o colega que está do lado fala mais alto. Aí o professor olha pra ele e fala: Muito bem! Não dá raiva?

Pois é, se isso dá raiva, imagine então você estar navegando na internet e ver coisas que você escreveu sendo usadas por outras pessoas como se fossem delas...

Há inclusive casos bem mais sérios. No dia 1º de março de 2011, um ministro alemão foi obrigado a renunciar ao seu cargo por causa de acusações de plágio em sua tese de doutorado. Quando se verificou que ele tinha copiado informações sem dar os créditos em sua tese, ele perdeu seu título e seu cargo.

Apesar de muito comum na internet, pouca gente sabe que isso na verdade é um crime e dá cadeia (de 1 a 3 anos de prisão), além de irritar os seus autores. Nesse blog é possível algumas instruções para evitar esse problema.


Segundo o Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%A1gio), o Plágio é definido como:

o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.

Veja esses casos de plágio:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u561841.shtml
http://www2.uel.br/com/noticiadigital/index.php?arq=ARQ_art&FWS_Ano_Edicao=1&FWS_N_Edicao=1&FWS_Cod_Categoria=1&FWS_N_Texto=200

Nenhum comentário:

Postar um comentário