terça-feira, 1 de março de 2011

Definindo o seu tema de pesquisa

Ao circular por alguns blogs e acompanhar o trabalho dos grupos, o que se nota é que a maioria dos trabalhos está no caminho certo, mas o tema está geral demais. Ao se escolher o tema, o mais importante é que ele tenha algumas características:

1- Coesão. Ter mais de um tema ou mesmo escolher assuntos muito diferentes dentro do mesmo tema faz com que o trabalho fique confuso e as pessoas que assistem à sua apresentação fiquem perdidas. Assim, ter um trabalho que mostre uma unidade no seu tema é muito importante.

2- Especificidade. Ter um trabalho que fale de algo muito geral, faz com possa acontecer dois grandes problemas: a) O trabalho fica muito superficial. Isso é muito ruim pois as pessoas querem ver algo a mais e aí o trabalho tende a trazer apenas informações que todos já conhecem sobre o assunto. b) O trabalho fica com informações demais. Isso é igualmente ruim, lembre-se que você tem apenas alguns poucos minutos para mostrar o quão interessante seu trabalho pode ser e ninguém ou muito pouca gente vai ficar mais do que esses poucos minutos.

3- Originalidade. Ter um tema original é algo muito importante. Verifique se o seu tema é realmente original. Mas não se desespere se alguém já estiver fazendo ou já tiver usando um tema parecido. Se tiver mais alguém já fazendo ou que já tenha feito esse trabalho, o que vai ser realmente original é a forma como você conduz o seu projeto e o apresenta! Às vezes, fazer um trabalho ainda melhor do que já foi feito pode contar ao seu favor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário