quinta-feira, 10 de março de 2011

Fazendo um cartaz interessante

Uma das formas mais tradicionais de se apresentar algum trabalho é o cartaz. Ele é simples, prático e pode trazer muita informação de uma vez. O problema é que é muito fácil cair em algumas armadilhas. Vamos ver algumas delas:

Enchente de informação: Informação nunca é demais, certo? Errado. Lembre-se se do quanto você lê num museu e do quanto você vê outras coisas... Um texto do lado de algo que está sendo apresentado é importante, mas ele tem que ser curto e objetivo. Informação demais é a garantia de que seu público não vai ler. Sempre tenha em mente que o público terá muitas coisas pra ver no dia e que poderá ficar *no máximo* 10 minutos (a não ser que sejam seus parentes e amigos próximos!). Sabendo disso, saiba *selecionar* que informação é realmente relevante e qual informação pode ser deixada de fora. Muitas vezes é necessário retirar alguma informação para que o texto fique mais enxuto e, portanto, mais objetivo. Às vezes pode até doer um pouco retirar aquela parte de informação que você achou, mas você ganha no foco do que está sendo apresentado. O grande desafio aqui é como conseguir informações que tragam algo novo e sejam resultado da sua pesquisa de forma concentrada.

Ilustrações, diagramas, gráficos e fotos: Mostrar coisas de forma diferente do texto, pode ajudar muito o seu cartaz. As pessoas em geral gostam de ver imagens e isso deixa a apresentação agradável. Abuse desse recurso.

Textos "copiar-colar": Colocar o texto direto da internet no seu cartaz é outra garantia de que vai ficar desinteressante. O texto na internet é escrito de uma maneira diferente do que deve ser apresentado numa mostra e é importante adaptar, selecionar e adequar o texto ao seu público, ao local e à ocasião.

Enfim, fazer o cartaz pode parecer fácil, mas na verdade ele envolve tanta ou mais habilidade do que fazer qualquer outro tipo de meio de apresentação. Fazer o cartaz de qualquer jeito fará com que a sua apresentação perca em interesse em vez de ganhar. Muitas vezes um texto é muito mais interessante quando é falado pelo apresentador do que quando é lido. Use isso a seu favor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário